“Mens sana in corpore sano” Mente sã em corpo são



A expressão “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são) citação latina do poeta romano Juvenal. Em 509 a.C - 27 a.C., demonstra bem o quanto o homem sempre procurou exercitar o corpo para ter um equilíbrio completo entre a mente e o corpo. Mas já esta ideia estava nos escritos de Aristóteles.

Durante séculos o corpo e a mente não eram vistos como um todo, e mesmo hoje em dia a medicina tradicional têm essa tendência de esquecerem a importância da psique na doença

A doença psicossomática (vem da junção de duas palavras de origem grega, psique, que significa alma, e soma, que significa corpo), ou seja, uma doença psicossomática é aquela que tem origem na alma e no psicológico, gerando consequências também físicas no corpo.

Manter um corpo saudável ajuda a ter uma mente sã, e ter saúde mental ajuda a ter saúde física

Cada vez mais nos dias de hoje, a depressão e uma doença que mais incapacita o ser humano, estima-se que o ser humano poderá ter crises depressivas ao longo da sua vida.

Existem diversos tipos de doenças psicossomáticas e suas manifestações são  variáveis de pessoa para pessoa.

Alguns sintomas psicolágicos:

  • Stress
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Falta de concentração
Alguns sintoma físicos:
  • Taquicardia
  • Diminuição das defesas imunológicas
  • Dores de cabeça
  • Cansaço Físico
  • Tensão muscular
  • Insónia

Praticar exercício físico é uma excelente maneira de combater a depressão, e isto porque:

Quando praticamos exercício físico é libertado no nosso cérebro as endorfinas (Endorfina é um neuro-hormônio produzido no organismo pela glândula chamada hipófise. O nome significa que endo (interno) mais morfina(analgésico). Ela é libertada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. A substância também atua no humor,  amenizando o stress, ansiedade e depressão)

 O exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente, e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade, e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunitário.

Para quem tem uma vida sedentária, se fizer uma caminhada rápida durante 20 a 30 minutos diariamente , pode ser uma grande ajuda para melhor gerir o stress e a ansiedade.

No entanto poderá adequar as caminhadas  ao seu ritmo, o importante é que se mova diariamente ou no mínimo 3 a 5 vezes por semana, a prática regular de exercício físico traz resultados positivos aos distúrbios de sono, aos transtorno de humor, ansiedade, depressão , além de melhorar a memória, facilitar a aprendizagem e os aspetos cognitivos.

*  (vê a receita dos Batidos Pré-treino) 

 Dicas de alguns alimentos que te ajudam a combater o stress e a ansiedade


1. Peixes ricos em gordura como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque, são ricos em ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental.

2 - Sementes de abóbora, são uma excelente fonte de potássio, que ajudam na regulação do equilíbrio de electrólitos e da pressão arterial, os alimentos ricos em potássio também ajudam a reduzir os sintomas de stress e ansiedade.

A banana é outra fonte importante deste nutriente

3. Ovos,Outra fonte de vitamina D são as gemas de ovos, que também são excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Os ovos também contêm triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento.

4. Chocolate, é fonte de flavonoides, substâncias capazes de reduzir a neuroinflamação, diminuir a morte celular no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo. Já o chocolate amargo, especificamente é uma boa fonte de magnésio, que pode reduzir os sintomas da depressão.

O chocolate amargo e o cacau podem melhorar o humor, isto porque o chocolate tem alto teor de triptofano, aminoácido que o corpo transforma em neurotransmissores entre eles a seretonina.

Na escolha de chocolate amargo, opte por os que têm 70% ou mais de cacau.

5. Iogurte, De acordo com pesquisas, as bactérias boas – como lactobaccilus e bifidobacteria – presentes no iogurte têm efeitos positivos na saúde do cérebro. Especialistas sugerem que a inflamação crónica pode ser parcialmente responsável pela ansiedade, stress e depressão; como produtos lácteos em geral produzem efeito anti-inflamatório no corpo, o iogurte pode ser útil no combate aos sintomas...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tortilha Japonesa

Panquecas de aveia, banana e mirtilos

Atum Braseado