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Receita desta semana

Panquecas de aveia, banana e mirtilos

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Panquecas de aveia, banana e mirtilos Ingredientes: 1/2 banana 5 mirtilos 2 colheres de sopa de aveia em flocos 1 ovo 1 colher de chá de essência de baunilha água q.b. Modo de preparação: Triturar a aveia em flocos até obter uma "farinha". Adicionar o ovo, a água, a banana esmagada e a essência de baunilha. Misturar tudo muito bem. Adicionar os mirtilos inteiros. Colocar numa frigideira anti aderente. Quando estiver dourada virar. Pode polvilhar com cacau ou canela  

Salada Caprese com queijo burrata e pêssego

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Ingredientes ( 2 a 3 doses) 2 pêssegos maduros 2 tomates maduros ½ chávena de tomates cereja 2 bolas burrata ou queijo mozarella (alternativa mais económica e mais saudável) 10 folhas de manjericão 2 colheres de sopa de amendoim salgado (triturado)  sal marinho Modo de Preparação: Corte os pêssegos e os tomates às fatias e disponha-os numa travessa. Tempere-os com flor de sal. Corte a burrata às fatias e coloque-as por cima das fatias de tomate, juntamente com os tomates cherry divididos ao meio, e decore com as folhas de manjericão. Esmague os amendoins e espalhe por cima. Tempere com um fio de azeite e vinagre balsâmico… e delicie-se!

Bolo de manga

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Ingredientes: 1 manga 3 ovos 6 colheres de sopa de aveia em flocos água q.b. Preparação Triturar a aveia até obter "farinha". Misturar muito bem todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Colocar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno a 180º durante aproximadamente 40min.

Ovo à la coque

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Ingredientes: Ovo (à temperatura ambiente) Sal q.b. Pimenta q.b. Água Preparação: Coloque o ovo numa panela ao lume, com água suficiente para os cobrir. Deixar ferver durante quatro minutos Retire o ovo da água de cozedura e mergulhe em água fria. Isto fará com que o cozimento seja interrompido. Retire a parte superior do ovo com muito cuidado e coloque sal e pimenta a gosto.

Muffins de pimento

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Ingredientes: 180g de presunto, sem gordura; 1 pimento vermelho; 2 cebolas; 6 ovos; Sal; Pimenta; Azeite para as formas. Preparação: Pré aqueça o forno a 180º. Unte as formas. Corte o presunto em cubos ou tiras. Corte o pimento em cubos pequenos. Pique as cebolas. Bata os ovos, adicione os restantes ingredientes. Adicione 2 colheres de sopa de água e misture muito bem. Leve ao forno 20 minutos, até estarem cozidos. Desenforme ainda quentes.

Rolo de salmão

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Ingredientes 4 lombos de salmão 1 chávena de ricota 2 colheres de azeite Raspas e sumo de 2 limões 2 colheres de sopa de manjericão picado Sal Pimenta preta 12 unidades espargos, Pesto de azeite Preparação  ⠀ Pré-aqueça o forno a 180º e forre tabuleiro com papel vegetal; Numa tigela pequena, misture a ricota, 1 colher de sopa de azeite, sumo e raspas de 1 limão, manjericão picado e sal e pimenta a gosto. Separe os filetes de salmão com azeite. Tempere com sal. Coloque uma mistura de ricota em cada um dos filés e cubra com os espargos Enrole os filetes de salmão e segure com palito. Pincele com o azeite restante e cubra com sal. Coloque no forno, durante 12 a 15 minutos até que o salmão esteja macio e dourado. Retire do forno e cubra com o sumo de limão e as raspas restantes.  Pincele com azeite de oliva e sirva imediatamente.

Canapés com salmão e funcho

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Ingredientes: quadradinhos de aveia (ver receita FIT6) rúcula salmão fumado funcho limão Preparação: Após fazer os quadradinhos de aveia, coloque: Rúcula, fatia de salmão fumado, funcho. Regue com umas gotas de limão (a gosto) e está pronto a servir. NOTA: a partir da etapa 1.

Espetadas ricas FIT6

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Ingredientes: Curgete Cebola roxa Pimento vermelho Pimento amarelo Pimento verde Tomilho Limão Camarões descascados Frango partido aos cubos Preparação: Parta a curgete em rodelas ou meias luas. Parta a cebola roxa e os pimentos em pedaços grandes. Coloque no pau de espetada: curgete, pimento, frango, cebola, camarão, pimento, curgete (ou pela ordem que entender). Tempere com sal. Leve ao forno ou grelhe as espetadas. Salpique com umas gotas de limão e tomilho picado.